EEPG JD.SP. M. MARTINS ALMEIDA
AUTOR(ES): PAULO M. BASTOS; L. BONFIM JR.
DATA DE PROJETO: 1966
LOCALIZAÇÃO: R.SÃO JOÃO, CENTRO, SÃO BERNARDO DO CAMPO
FONTES DE PESQUISA: ACRÓPOLE N.360, P.34, ABRIL 1969.
REFERÊNCIA DO TEXTO: ZEIN, 2005: P.132

Situado em um terreno de grande declividade, o volume relativamente estreito e extenso da escola com 18.5 x 82.5 m definindo um espaço elevado abrigado sob o qual se acomodam volumes independentes. A estrutura em concreto armado aparente é definida pelas lajes nervuradas da cobertura e do piso das salas de aula, suportadas por dois eixos longitudinais de pilares separados de ~12.5 m e com balanços de 3 m de cada lado, com intercolúnio de ~7.5 m. Os volumes independentes, total ou parcialmente abrigados sobre essa estrutura, têm lajes de concreto aparente apoiadas sobre paredes de alvenaria de blocos de concreto, revestidas e pintadas; a fachada menor do pavimento elevado das salas de aulas é também fechada por alvenaria revestida, com a abertura de iluminação do corredor protegida por detalhe sobressalente em concreto aparente.

As salas de aula voltadas para nordeste e sudoeste recebem a proteção de brises verticais e têm a iluminação natural reforçada pela adição de domos zenitais situados na faixa da sala mais distante das janelas. A fachada de acesso à pré-escola é fechada por um paramento de concreto aparente apoiado nos primeiros pilares, protegendo a visão das áreas internas. Os volumes independentes recebem algumas vezes janelas estreitas e longas imediatamente sob a laje, ou janelas mais amplas recuadas do limite da laje e sombreadas por esta, ou brises de proteção semelhantes aos das salas de aula (setor administrativo). Armários em peças pré-moldadas in loco de concreto leve são inseridos ou definem algumas das paredes de fechamento dos vários ambientes. Outros detalhes são também realizados em concreto aparente, como floreiras e buzinotes.

A solução arquitetônica nasce de um esquema dom-ino simples, mas que substitui a laje plana pela nervurada, embora mantendo a homogeneidade dos planos; e apesar do peso da presença massiva do concreto aparente, os vários elementos de fechamento também têm papel muito importante na definição arquitetônica do conjunto; de maneira que, neste caso, a arquitetura não resulta somente da estrutura, a qual apenas suporta um esquema genérico que ajudar a organizar, mas não define nem limita necessariamente os resultados plásticos.

 

FOTOS:

 
Fonte:Xavier, 1983, p.84    

 

LOCALIZAÇÃO:

 

DESENHOS TÉCNICOS: VIVIAN DE FREITAS PIO

 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial 3.0 Unported License.
Clique no link acima para saber mais sobre as políticas de direitos autorais utilizadas neste site.
Site desenvolvido por Batagliesi Arquitetos+Designers.